segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Encantamentos de um menino (Colaboração Avram Ascot) 

 

O menino não quer completar anos 

Quer ficar, para sempre, na idade que tem agora. 

Se se fala em festa, ele chora, 

Pois não quer mudar de idade. 

Sabe que vai sentir saudade, 

Dos carinhos da mamãe. 

 O menino quer, para sempre, 

Ter oito anos. 

Dessa fase, traz boas lembranças. 

 Vive, como toda criança, 

 O direito de sonhar e ser feliz 

Sem se expor aos desencantos 

 Que o mundo, lá fora, lhe impõe. 

 Quer resguardar suas brincadeiras 

E os chamegos a que tem direito. 

O menino quer ter oito anos 

 Para sempre 

E eu bem que lhe dou razão... 

Queria, também, voltar aos meus oito anos 

E ser criança, inocente "traveiz"... 

Dormir e acordar sem pensar em boletos, 

Deixar livre minha imaginação. 

Sonhar com os heróis dos quadrinhos, 

Conversar com meus brinquedos 

E meus amigos imaginários 

(Estes amigos nunca traem 

Nem zombam da gente). 

Dou razão ao menino 

 Que não quer completar anos. 

Se eu pudesse, voltaria no tempo 

E viveria, de novo, a infância,  

Mas, sem pressa de crescer. 

Regaria minha inocência 

Com abundantes gotas de esperança 

E não viraria adulta, nunca! 

Nunca deixaria de ter oito anos, 

Como sonha meu menino... 

Já quis ser grande, 

Já quis ser loura, 

Já quis ser outra... 

Por que não ele poder 

Deixar de completar anos? 

Pena não tê-lo menino 

Para sempre... 

A idade vai passar, de qualquer jeito. 

O corpo vai crescer, 

Mas o espírito puro, este, sim, 

Podemos ajudar a preservar. 

Sorriso doce, 

Alma ingênua 

 E, o principal: 

Um amor que nunca morre! 

Pena não ter em mãos 

 A varinha de condão 

 Que realizaria seu desejo. 

Não faria aparecer dinheiro, 

Não te faria famoso, 

Mas te agraciaria 

Com o seu sonho mais íntimo e gostoso: 

 De ser, para sempre, criança, 

Vivendo, em plenitude 

Sua eterna infância...

Vanda Felix

"Haveria mais paz e alegria se os homens voltassem a ser meninos "

Fernando Sabino




3 comentários:

  1. Que lindo! Queria tbm ter podido congelar o tempo...

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Queria tbm ter podido congelar o tempo...

    ResponderExcluir
  3. Um primor de delicadeza esse poema seu meio Manoel de Barros, meio Peter Pan. Amei demais da conta.

    ResponderExcluir

Retomada

 Há tempos não percorria estas páginas... deu até saudade, agora! É que a vida anda tão atribulada, tão conturbada, que meus hábitos mais re...