quinta-feira, 29 de abril de 2021

Saga de professora - Parte I

 

Saga de professora

Parte I

 

 

No quesito “invencionice”, o brasileiro é mesmo insuperável!

Hoje, fui apanhada pela descoberta de um fonema, até então, oculto na língua lusitana, mais conhecida como “A última flor do Lácio”, em sua vesão américo-brasiliense, que é o fonema “fh”. Isso, mesmo: “fh”, que eu, na minha santa ignorância, pretensamente acadêmica, não atentei à possibilidade de existência.

Explico: uma mãe me liga, desesperada, porque o nome da filha é grafado com “f” e não com “p”, como eu registrara, pensando tratar-se de um arcaísmo, devidamente seguido pelo “h”. Como não concordo, mesmo com essas complicações, agradeci, pela observação e fiz a correção, pensando, desta forma, estar mais ajustada, a ortografia do referido nome, às nossas normas linguísticas.  Nova ligação, mais desesperada: “Não é ‘f simplinho, assim’! O nome da minha filha é com ‘fh’!”

Já não bastassem todas as confusões com o nome, que já faço, por conta das possibilidades de ser grafado com ph, f, th, nn, nny, nie, ainda me aparece mais esta!

Por que os pais não registram mais suas meninas com o belo nome de “Estefânia”, devidamente acentuado, por se tratar de uma paroxítona terminada em ditongo crescente? Ou por seu correspondente abrasileirado do inglês, Estéfane, uma bela proparoxítona que nos dá gosto de acentuar e pronunciar? Só para complicar as vidas dos pobres professores alfabetizadores, que se verão impossibilitados de recorrer à estratégia de ensino da leitura e escrita a partir do nome da criança, por não terem como explicar à pobre criança as formações silábicas de nossa língua a partir do nome de seu aluno?

Vale a pena esse “diferencial” todo?

E o pobre do “Wanderceidson”, que tão bem poderia ser chamado de “Vander filho da Cleide”, com mais sonoridade e inteligibilidade?

Já estou com medo das próximas listas de chamadas, com os futuros “Covidson”, “Ifanielson/Ifaniele/Ifaniete”, as gêmeas “Clora” e “Quina”, e, por aí, vai...

Venha logo, aposentadoria, que quero lhe usar, antes de ensandecer!

Vanda Felix




3 comentários:

Retomada

 Há tempos não percorria estas páginas... deu até saudade, agora! É que a vida anda tão atribulada, tão conturbada, que meus hábitos mais re...