sexta-feira, 19 de março de 2021

Omissão

"O egoísmo pessoal, o comodismo, a falta de generosidade, as pequenas covardias do cotidiano, tudo isso contribui para essa perniciosa forma de cegueira mental que consiste em estar no mundo e não ver o mundo, ou só ver dele o que, em cada momento, for suscetível de servir aos nossos interesses.” José Saramago🍃 


Estou sofrendo tuas dores 

E minhas mãos estão atadas... 

Estou sofrendo teus sofreres 

E minha boca está tapada. 

No silêncio da noite 

Ouço teus gritos. 

No raiar de cada dia 

Ouço teus soluços. 

Dói teu corpo, 

Dói minha alma. 

Minha voz silencia 

Em sinal de covardia. 

Minha oração não chega a ti, 

Não atende a teus apelos. 

Mais valeria minha ação 

Que meu clamor aos céus.  

Mas não tenho forças, 

 Não tenho coragem 

Então, me acompanha tua imagem 

De dor e padecimento. 

Dizer que sinto teu sofrer 

Não te alivia o sofrimento. 

Tomar para mim tuas dores 

Sem agir em teu favor e defesa 

Não me alivia a culpa, 

A complacência

Nem me livra do teu sangue

Que corre entre meus dedos...

Então, tapo meus ouvidos, 

Fecho os meus olhos 

E nego todos meus sentidos. 

Me dou conta de que sou uma farsa 

E sigo mansa, 

(E omissa)

Meus caminhos, 

Fingindo que tudo está bem. 

Que tudo ficará bem... 

Mas não está 

 E não estará, 

 Pois não consigo enganar minha alma, 

Que chora, grita e soluça 

Pra si mesma 

Na calada da noite infinita, 

Sem sossego, 

Sem razão, 

Sem paz...

Quem pode fazer, não faz.

Nem eu faço minha parte

E carrego em mim esse peso,

Esse fardo, que é minha omissão. 

Não cumpri o meu papel,

Não cumpri minha missão,

E, no peito, em lugar de músculo, 

Trago uma pedra.

Concretei meu coração. 

Vanda Felix



3 comentários:

Retomada

 Há tempos não percorria estas páginas... deu até saudade, agora! É que a vida anda tão atribulada, tão conturbada, que meus hábitos mais re...