quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Indulgência

Às vezes, dá preguiça 

De discutir com gente chata, 

De explicar coisas óbvias demais, 

De ler rótulos e instruções. 


Às vezes, dá preguiça 

De tentar convencer o cabeça-dura, 

De mostrar quem somos nós 

 Na fila do pão, 

 De fazer entender, 

Que quando fazemos o bem 

Somos nós os beneficiados. 


Dá preguiça de pedir 

Que a pessoa se ame, 

Mas também ame seu irmão. 

 Que seja tolerante, 

Que aja com prudência, 

Que se cuide, 

Que se zele, 

Que estude... 


Mas, se desejamos algo melhor 

Para nós e para o mundo, 

Devemos, sim, insistir 

E repetir Incansavelmente, 

Como fosse um mantra indiano, 

Até cansar os ouvidos 

E chegar ao coração 

Do teimoso. 

Pois o melhor ensinamento 

É o exemplo do que se pratica. 

Então, não basta, apenas, falar. 

É necessário arregaçar as mangas 

E fazer. 

Fazer sozinho, 

Fazer junto, 

Fazer pela coletividade. 

Por quem está distante, 

Mas também pelo meu próximo. 

Pelos meus, 

Pelos seus, 

Pelos nossos.


Em tempo de descartáveis, 

Sejamos permanentes. 

Em tempo de egoísmo, 

Sejamos solidários, 

Em tempos de ódio, 

Sejamos amor, 

Façamos amor, 

Peçamos perdão 

E saibamos perdoar. 


Desse modo, todos ganham, 

Sem precisar se indispor, 

Sem precisar se maltratar. 

Indulgência é carinho na alma do outro, 

Mas é afago na minha própria. 


Que eu me liberte das tuas culpas, 

Aceitando suas desculpas 

E deixando meu coração mais leve, 

Mais livre, 

Mas disposto ao que se propõe: 

Amar sem amarras, 

Nem barreiras, 

Simplesmente, 

Amar, amando... 

Vanda Felix




4 comentários:

  1. As vezes da mesmo preguiça, você falou tudo....com sempre parabéns. 🥰

    ResponderExcluir
  2. As vezes da mesmo preguiça, como sempre falando tudo parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Dá preguiça mesmo. Dá desânimo, vontade de deixar pra lá. Mas é isso mesmo. Temos que persistir, tentar convencer pelo exemplo. Poema muito "didático". Arrasou!

    ResponderExcluir

Retomada

 Há tempos não percorria estas páginas... deu até saudade, agora! É que a vida anda tão atribulada, tão conturbada, que meus hábitos mais re...