quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Tenho dezoito anos e quero viver

          Conheci esta história, ainda na adolescência, num caderno de poemas (verdadeira obra de arte!) da colega Sandra Matos... Ainda hoje, decorridos quase trinta anos do contato inicial, o texto primoroso ainda ecoa em minha mente! Que sirva de aprendizado à juventude, como outrora serviu-me! Infelizmente, a autoria nunca me  foi revelada. Não importa... é quase um patrimônio universal, com um ensinamento atemporal... Reflitamos, então.
Vanda Felix

Tenho 18 anos, quero viver!

No dia em que morri, o sol brilhava aberto para a plena alegria de viver. Lembro-me que bajulei meu pai para me emprestar o carro. Queria dar uma voltinha e prometi-lhe que teria muito cuidado. Quando me deu as chaves, só de pensar em dirigir a vontade, mal pude me conter ansioso para botar o carrão a oitenta por hora. Saí logo a estrada... Queria correr, sentir o vento em meus cabelos, ver os cem por hora no velocímetro. Pisei firme no acelerador, alcancei os noventa, ultrapassei o cem. Um carro na minha frente não andava e quis poda-lo. Torci para a esquerda e meti o pé, mas não vi uma jamanta que vinha em minha direção. Ouvi um estrondo, pedaços de ferro e vidro voaram, sentir meu corpo especar-se e percebi que gritava de dor. Um grito só. Depois tudo sumiu na escuridão. Acordei, ao meu lado, os médicos, os guardas e enfermeiras. Meu corpo estava estraçalhado. Eu não sentia dor alguma, tentei erguer-me, mas não consegui sequer mover um dedo. Ao final cobriram-me com um lençol, puseram-me numa ambulância e levaram-me ao necrotério. Ei, tirem isso de cima de mim. Tirem-me desta mesa de mármore, por demais de fria. Eu não posso estar morto. Tenho só 18 anos. Minha namorada me espera, quero viver, tirem esse lençol que me incomoda, deixem-me sair daqui. Ninguém me ouvia, meu pai com o rosto lavado em lágrimas, disse que realmente era o meu corpo o de seu filho. Minha mãe, debruçada em meu peito, soluçava com desespero. Quero é viver, quero estudar, quero o amor de meus pais, quero namorar, competir esportes, sou um craque no futebol, a minha equipe este ano há de ficar campeã. Deus, dê-me mais uma chance, prometo que serei o melhor motorista do mundo. Tudo o que desejo é viver essa vida linda. Já disse: só tenho 18 anos, quero é viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Retomada

 Há tempos não percorria estas páginas... deu até saudade, agora! É que a vida anda tão atribulada, tão conturbada, que meus hábitos mais re...