Com grande honra e orgulho, nossa escola, Ipiranga I, recebeu, nesta data a ilustre visita do escritor Ricardo Azevedo, que abrilhantou nosso encontro com um bate-papo extremamente agradável e enriquecedor, no qual falou de suas experiências profissionais com grande clareza e simpatia.
O encontro foi possível, graças ao esforço conjunto da equipe-escola, com destaques para o empenho de nossa Coordenadora Camila, da equipe gestora, ora composta pela Diretora Ângela e suas Assistentes Maria do Carmo e Roseli, que muito se empenharam para viabilizar tal oportunidade aos docentes da unidade e convidados. Há que se destacar também a organização do espaço da Sala de Leitura, feita pela Professora Mírian Mascarenhas, bem como a apresentação feita pelos alunos-monitores da Sala de Leitura, que deu vida a algumas das produções do autor, dispondo-se a dispender horas de atividade extraescolar dedicadas ao estudo e aos ensaios para tornar o momento ainda mais significativo. Também cabe aqui o merecido destaque à organização gastronômica, de excelente qualidade, elaborada por nossa "Mestre-cuca" de carteirinha, Professora Marlúcia Barbosa, que encantou aos paladares de todos, proporcionando mais leveza e prazer ao encontro.
Saimos todos muito bem alimentados, em corpo e espírito, levando na memória todos os "flashes" deste momento ímpar, que grandemente contribuiu com nossa formação, tanto em nível profissional, quanto pessoal, uma vez que a riqueza de informações e experiências compartilhada por Ricardo Azevedo certamente nutriu a todas as almas e mentes presentes.
Finalizo o humilde ensaio, com uma citação do próprio autor, que sintetiza parte do que apreendemos e aprendemos nesta singular ocasião:
Foto de Marcelo Uchôa
"O livro é um lugar de papel e dentro dele existe sempre uma paisagem. O leitor abre o livro, vai lendo, lendo e, quando vê, já está mergulhado na paisagem. Pensando bem, ler é como viajar para outro universo sem sair de casa. Caminhando dentro do livro, o leitor vai conhecer personagens e lugares, participar de aventuras, desvendar segredos, ficar encantado, entrar em contato com opiniões diferentes das suas, sentir medo, acreditar em sonhos, chorar, dar gargalhadas, querer fugir e, às vezes, até sentir vontade de dar um beijinho na princesa. Tudo é mentira. Ao mesmo tempo, tudo é verdade, tanto que após a viagem, que alguns chamam leitura, o leitor, se tiver sorte, pode ficar compreendendo um pouco melhor sua própria vida, as outras pessoas e as coisas do mundo."
Ricardo Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário