terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Desligados




Coloquei-me em modo "off",
Depois, fiquei em " stand by",
Tentando negar esses dias,
Pesados dias,
Os quais não queria
Registrar na memória...
Uma tentativa frustrada de fuga
Desses tristes episódios,
Que, agora, fazem parte da minha,
Da sua,
Da nossa história...

Uma sequência de tristezas,
De perdas irreparáveis
E dores sem fim.
Sofro pelos que se foram,
Sofro pelos que ficaram,
Sofro por ti
E por mim.

A frieza e a gana dos homens,
Desvalorizando a vida do semelhante,
Uma situação degradante
Onde o dinheiro fala mais alto.
Quem tem mais é que dá as cartas do jogo
A despeito da tristeza
E da dor
Estampada em cada semblante
Dos que ainda preservam sentimentos
Como empatia,
Solidariedade e amor.

E segue nossa história de medos,
De incertezas e desvalor.
Não se respeita quem é pobre,
O preto, o gay,
A mulher e o professor.
Não se respeita a vida alheia!

Ao sistema somente interessa
A manutenção da ordem já posta,
Aquela velha ordem que mantém
Tudo como lhes convém:
Dinheiro nos bolsos,
Nas cuecas,
Calcinhas e malas.
Acham mesmo bacana
Ver a impunidade reinar soberana.
E, a nós, que assistimos a tudo
Impassíveis,
Nada mais resta
Além de nossa voz.

Mas gritamos pra dentro,
Não sabemos nos fazer ouvir,
Não sabemos empunhar nossas armas,
Desconhecemos nossa capacidade
E temos medo de lutar...

Por desconhecermos nossa força e poder
Acabamos por nos resignar
Diante de todas as desgraças
Que não param de acontecer...
Vanda Felix

5 comentários:

  1. Texto maravilhoso que tocou o meu coração. Como esse ano está pesado? Tanta falta de amor pela vida humana! Tento ser otimista, mas estou desanimada. Peço a Deus força e esperança para superar as dificuldades.

    ResponderExcluir

Retomada

 Há tempos não percorria estas páginas... deu até saudade, agora! É que a vida anda tão atribulada, tão conturbada, que meus hábitos mais re...