quarta-feira, 13 de março de 2013

Melancolia

         Com grande aperto no coração, constato que a maioria dos adolescentes e jovens de hoje não mais alimenta expectativas quanto ao futuro. Não planejam, não se preparam, não alimentam fantasias... Vivem o imediatismo do agora com a urgência e a certeza de que nbão haverá um porvir.
          Recordo com saudades da infância e adolescência que vivi, tempo em que podíamos nos dar ao luxo de sonhar com os amanhãs que chegariam, fazer planos, alimentar esperanças... Com especial melancolia, lembro-me da ansiedade de ver a chegada do então longínquo ano 2000... Seria realmente o fim do mundo???
          Não, não foi... A humanidade continuou a caminhar a passos cada vez mais largos, com a pressa de quem vive seu último instante, mas eu mantenho a fé de que não terminemos por aqui, pois ainda há muito o que evoluir, muito o que conquistar. Viverei o bastante para testemunhar? Não sei... Mas espero!
          Espero que haja uma reviravolta de costumes, que desperte nesses jovens o entusiasmo pela vida, a emoção de ver concretizados os sonhos, atendidas as expectativas, resgatados os sentimentos e que trabalhem em prol da reconstrução deste mundo, herança que recebemo0s de nossos ancestrais e que haveremos de deixar para nossa descendência.
Vanda Felix
        

sexta-feira, 8 de março de 2013

A árvore da vida

(Homenagem à todas as mulheres, pela passagem de nosso dia!)

A árvore da vida

Mulher!
O Universo carece de tua luz cintilante,
Raio de luar a iluminar a escuridão
Das noites sombrias...
Maravilha suprema, divina criação.
És guerreira, mãe, amiga, amante.
Hoje, ontem, sempre!
Teu nome é "FORÇA",
Contraponto da tua sensibilidade inabalável...
Sobrenome? "TERNURA"!
Sem a fecundidade do teu ventre
O Universo feneceria, 
Pois és guardiã das sementes da existência,
Mesmo que não germinem...
Tua sombra frondosa acolhe os exaustos,
Teus frutos saciam os famintos,
Teus galhos aconchegam os carentes,
És tu a grande árvore da perpetuação da vida,
Mesmo que não gerada em ti...
Vanda Felix


Retomada

 Há tempos não percorria estas páginas... deu até saudade, agora! É que a vida anda tão atribulada, tão conturbada, que meus hábitos mais re...